A 22° edição da Arena ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, reuniu representantes de órgãos governamentais, especialistas do mercado e de empresas nacionais e internacionais durante os dias 24, 25 e 26 de setembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento, que acontece a cada dois anos, debateu os aspectos que transpõe o setor de mobilidade urbana, como as principais transformações e novidades da área, impactos ambientais, benefícios populacionais e a própria importância social do segmento, que é um dos pilares para o desenvolvimento de todos os outros setores.
Andréa Antinoro, diretora executiva da Selos Consultoria, participou do debate sobre Compliance no sistema de Transporte Público. A empresária, que é especialista em Compliance, acredita que a implementação de uma política que preze conformidade, transparência e vise implementar padrões de qualidade no transporte público é primordial não apenas para melhorar os serviços, mas também para atrair mais
investimentos e o apoio dos usuários.
Desafios
Para o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Néspoli, apesar da tecnologia e das novas soluções apontadas pelo mercado, o setor de mobilidade urbana ainda enfrenta antigos desafios, como os investimentos restritos e a dificuldade de custeio. “O sistema estrutural de transporte precisa ganhar mais espaço. O ponto em que estamos de expansão das cidades não compromete apenas o espaço físico, mas a qualidade”, explica.
De acordo com Néspoli, os investimentos públicos historicamente foram muito desiguais em relação ao transporte individual. “A sociedade acabou decidindo favorecer o automóvel, que é mais poluente, congestiona as vias e, portanto, interfere naquilo que é desejável: cidades mais compactas, sustentáveis e viagens mais rápidas”, alega o superintendente da ANTP.
Inovação
Com o objetivo de facilitar a organização do evento, a Arena ANTP 2019 contou com um aplicativo exclusivo, capaz de auxiliar as inscrições, o acompanhamento das atividades, o acesso à programação completa e até mesmo uma opção de agenda, para que os participantes pudessem montar o próprio roteiro de palestras, de acordo com seus interesses, e ser lembrado dos horários do início das atividades. Também foi possível, a partir dessa tecnologia, acessar informações sobre expositores e patrocinadores, fazer o download de materiais complementares sobre os temas, dentre outras vantagens.
Com informações de ANTP.