Compartilhe nas redes sociais:

Compreendendo a necessidade de implantação de programas de conformidade, que promovam ética, legalidade e transparência no campo empresarial, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) iniciou, via ANTP – Associação nacional de Transportes Públicos, um projeto com a Selos Consultoria.

A primeira reunião, realizada no último dia 22, contou com a participação do Presidente da entidade, Dr. Otavio Vieira da Cunha Filho, das Diretorias Técnica, Jurídica e Executiva, além dos colaboradores da própria NTU. O Diretor Regional da ANTP – Dr. Fabio Antinoro, também esteve presente. Representando a Selos Consultoria, participaram Sr. Euni Santos – Compliance Officer e a especialista em Compliance e diretora Executiva da empresa, Andréa Antinoro, que ministrou uma apresentação sobre o tema, explicitando os conceitos e a importância dessa iniciativa para o setor, além de um plano de trabalho para viabilizar as ações do próximo período.

“Quando se fala em Compliance, é preciso que todos assumam um papel disseminador, influenciando o círculo de convivência de cada um. Não poderíamos dar início a essa política sem antes prestar contas e compartilhar com vocês, aqui da casa, esse momento que passa a acontecer a partir de hoje. Por uma questão não só de transparência, mas também de entender que vocês, como nós, fazem parte desse processo”, explicou Andréa Antinoro.

A apresentação da diretora da Selos Consultoria contemplou os conceitos de Compliance, que baseiam- se na necessidade de empresas e agentes fundamentarem suas atitudes de acordo com três eixos: um marco legal, uma instrução interna e um padrão ético de conduta. Tratando-se do plano de trabalho, Andréa apresentou o Desenvolvimento de uma Política Nacional de Compliance para o setor de transportes públicos urbanos por ônibus. Essa política servirá como o norte das ações de todas as empresas do setor, facilitando a implementação das práticas de Compliance no segmento.

Além disso, Andréa e sua equipe serão responsáveis pelas etapas do processo,  que contemplarão ainda o desenvolvimento dos princípios, diretrizes gerais e o plano estratégico de disseminação, assim como a construção do código de ética e conduta, o comitê de gestão e ética e ainda um conjunto de materiais para treinamentos da cultura de integridade.

Segundo o Diretor Regional da ANTP – Dr. Fabio Antinoro, “os trabalhos começam em um momento importante para o Setor, pois vem fortalecer seu compromisso com a sociedade na oferta de transportes públicos com processos mais transparentes e com maior conformidade  resultando, consequentemente, na promoção de uma gestão mais produtiva”.

A iniciativa da NTU é uma ação concreta para implantação do Programa de Transparência para o Transporte Público, que faz parte da proposta setorial “Construindo Hoje o Amanhã – propostas para o transporte público e a mobilidade sustentável no Brasil”.