Compartilhe nas redes sociais:

Há 20 anos no mercado de artigos domésticos e móveis para área externa e jardim, a empresa Cassio Veiga Paisagismo embarcou num trabalho de consultoria e assessoria empresarial com a Selos Consultoria em plena pandemia. A princípio, o foco está na reorganização da estrutura e da cultura da empresa.

Para compreender um pouco mais das expectativas e dificuldades do nosso novo cliente, realizamos uma entrevista com o empresário, que nos contou que procurou os serviços da Selos Consultoria após perceber que outras empresas estavam mudando o perfil e os resultados após realizar trabalhos nesse sentido. “Acho que a partir de um olhar de fora a gente começa a entender melhor os problemas internos que temos”, destacou o proprietário Cassio Veiga. 

Para a diretora executiva da Selos Consultoria, Andréa Antinoro, a Cassio Veiga e Valéria Porto tem grandes potencialidades. “É uma empresa que já tem uma grife conhecida no mercado, como uma grife de trabalho segmentado, ou seja, oferta de móveis e adornos voltada para área externa e jardim, tem potencial para ambientes de alto padrão e também muita competência para inovação e  renovação. O potencial de relacionamento para com o mercado também é extremamente relevante”, observa Andréa. 

Cassio afirmou que a empresa, por estar há duas décadas inserida no mercado, tinha algumas zonas de conforto que precisavam ser abandonadas para permitir um maior crescimento. “Estamos em um cenário muito mais dinâmico, acelerado, tem que ter um timing mais rápido, existem objetivos que precisam ser cumpridos. O trabalho na empresa era realizado de forma muito manual ainda, estamos informatizando os sistemas da empresa para ter tempo de melhorar o atendimento ao cliente”, explica. 

Para o empresário, a consultoria da Selos está auxiliando para que a empresa consiga uma maior otimização do tempo, com a organização das tarefas e competências. Cassio destacou a análise psicográfica e o mapeamento de competências que está sendo realizado.    

“A psicometria ou análise psicográfica é a metodologia que associa os conceitos da psicologia relacionados à análise ou tendência de comportamento  associada a estatística, de maneira que a psicologia consegue pela psicometria quantificar em qual percentual há uma tendência de comportamento para perfil comportamental de vários estilos”, explica Andréa Antinoro.

A especialista afirma que, quando essa metodologia é aplicada dentro do cenário empresarial, a primeira mudança  é a percepção do empresário em relação a sua equipe. “Ele passa a entender quais são as competências que ele tem presentes na sua equipe e quais são as competências comportamentais que faltam”, esclarece Andréa Antinoro. 

“Em um segundo momento, a psicometria ajuda o empresário e a própria equipe a trazer dentro dos seus talentos uma produtividade potencializada para aquilo que cada um tem de melhor. Nesse sentido conseguimos otimizar a equipe presente e complementar competências comportamentais e técnicas nesse time para garantir que as entregas sejam de fato efetivas”, completa a consultora. 

Para Andréa, a psicometria vem como um apoio ao processo de gestão e ao processo estratégico do negócio, observando também que esse conceito pode ser aplicado na relação com o cliente, para entender melhor as demandas e os comportamentos expressados no relacionamento e no atendimento de venda de maneira que a empresa possa garantir nesse relacionamento um nível de entrega mais confortável para o cliente. 

A consultora está otimista com os trabalhos desenvolvidos pela Selos e acredita que, ao longo dos próximos 15 meses em que a consultoria estará sendo realizada, será possível potencializar os talentos que a empresa possui. 

“Também é possível projetar uma melhoria de processo operacional com ganho efetivo de produtividade que impacta naturalmente em resultados não só operacionais, mas financeiros, de lucratividade, e naturalmente qualidade de todo o processo operacional diante dos olhos do cliente”, acredita Andréa. 

De acordo com a especialista, o  perfil do cliente também favorece a implantação de mudanças positivas na empresa.  ”Acreditamos que as entregas da consultoria irão potencializar essa marca tornando-a ainda mais reconhecida no mercado por ser uma empresa extremamente eficiente, com serviço de qualidade, capacidade de cumprimento de prazos e um potencial de negociação bastante agressivo”, conclui Andréa Antinoro.