Hoje é domingo de Páscoa e seria confortável falar de Comércio pungente, economia crescente , famílias felizes indo aos shoppings e comércios para comprar seus ovos de Páscoa para comemorar mais um ano em Família.
Ocorre que, não temos mais um comércio se quer, com abertura recorrente, nossa economia, não tem outros precedentes que não sejam similares a uma economia pós guerra e, as famílias, essas já não podem ir aos shoppings porque seu direito de ir e vir foi sobreposto ao de se manter viva, apesar de reclusa. E o que dizer dos encontros em família? Esses já não podem mais ser tão comemorados pelas mesmas motivações!
Renascer é preciso!
Precisamos nos permitir o renascimento, afinal, o cenário não é mais o mesmo, as empresas não conseguem operar da mesma forma e as pessoas não sentem e não se comportam da mesma maneira que nas Páscoas passadas!
Ao olhar para o cenário, nos deparamos com noticiários focados nas tragédias e nos problemas deixados pelo COVID 19, pela crise política e pelas sequelas econômicas! Mas é necessário abrir os ouvidos e os olhos para perceber outros cenários que nos apontam para Mudanças, tendências e oportunidades que nos levarão a patamares nunca alcançados. Um cenário voltado para o consumo do viver com conforto e segurança e não mais para a ostentação; a busca do luxo repaginado pela simplicidade e naturalidade, do imperfeito e único, do reaproveitado para maior sustentabilidade, ou melhor, Wabi-Sabi!
Ao ver as empresas, precisamos entender que métodos precisam ser revistos, “times” e formas de entregas também, pois os ciclos mudaram, e as necessidades também! Otimizar processos, colocar pessoas que estejam em sinergia com os propósitos da empresa, e principalmente investir na mescla de gerações visando a integração da maturidade às experiências (x) , da materialização aos resultados (y), do despojamento ao desprendimento, da automação a inteligência artificial- IA, da espiritualidade (z), afinal, independente do cenário ou gerações , ainda somos indivíduos triunos (corpo-alma-espírito), providos de necessidades plenas em todos os ambientes e fases da vida. Por isso, repensar a modelagem e estratégia nas empresas é um exercício de renascimento necessário e urgente!
Ao olhar para as pessoas, precisamos nos despir do nosso egoísmo, do nosso individualismo e, nos permitir sentir sua essência, sua dor, sua busca! Somente assim saberemos se estamos caminhando ao lado de parceiros, amigos, companheiros, irmãos ou Mestre!
Renascer é preciso!
Perceber que a maior mudança começa de dentro para fora é uma oportunidade de reconstruir sonhos, NEGÓCIOS, pontes, vida! Pense nisso.
Feliz Páscoa.
Andréa Antinoro – Diretora da Selos Consultoria.